"Há vários colégios em risco de encerramento. No ano passado fecharam dois ou três e no final do ano se calhar fecham outros” - D. António Moiteiro.

2017-02-08 17:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bispo de Aveiro admite que haverá colégios a fechar e teme que os efeitos da redução do financiamento às escolas com contrato de associação vá provocar efeitos irreversíveis.

D. António Moiteiro salienta que se trata de uma alteração que veio colocar em causa a sustentabilidade de estabelecimentos que há décadas prestam serviço público em determinadas áreas.

“Sei que alguns colégios (Bustos, Calvão, Anadia e Mogofores) passam por tempos difíceis na sustentabilidade económica porque não há alunos e em termos de projeto de futuro. Será difícil retomar o que já foi porque os pais também não têm muita liberdade de escolha se não tiverem meios. Há vários colégios em risco de encerramento. No ano passado fecharam dois ou três e no final do ano se calhar fecham outros”.

D. António Moiteiro não aponta apenas o dedo ao atual Governo mas a vários governos que tomaram a decisão de avançar para a oferta pública em locais onde o serviço era prestado (com áudio).