“Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos” tem assinatura da UA.

2017-06-22 08:23

Categoria: 

Concelho: 

Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), é o autor do novo “Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos”.

Obra construída a pensar nos observadores de aves mais e menos experientes com 50 das 150 espécies já referenciadas para o concelho de Águeda, incluindo as mais raras e de difícil observação.

Enquanto livro temático de consulta, o “Guia de Observação de Aves para a Pateira de Fermentelos” é um auxiliar de campo para a identificação das espécies de aves de ocorrência mais comum para o concelho de Águeda, em particular junto aos seus recursos hídricos de superfície. Mais concretamente, para a Pateira de Fermentelos e galerias ripícolas do Vouga. No entanto, o Guia não esqueceu as espécies mais raras e difíceis de observar, cuja representatividade e importância pelo elevado valor conservacionista as leva a serem consideradas como o muito desejado “prémio” para os birdwatchers mais experimentados.

“A obra procura ser uma ferramenta sistematizada, onde se maximize as probabilidades de sucesso na identificação em cada saída para observação, sendo apto para uso recorrente, quer por um público-alvo não especialista em identificação de aves, quer por aqueles já mais experimentados”, refere o autor, Fernando Correia.

O autor contou com a colaboração de Rosa Alves, Teresa Cunha e Clara Cerviño, ilustradoras formadas no Curso de Formação em Ilustração Científica e que o coadjuvaram na ilustração das várias espécies.

A edição é da responsabilidade da Câmara Municipal de Águeda e integra-se nas comemorações dos 40 anos do DBio.