Governo assume compromissos com 10 Clusters de Competitividade.

2019-09-11 13:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Cluster das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICE.PT) assume que o desafio das empresas e parceiros do setor é vencerem algumas barreiras ou desconfianças e seguirem um caminho conjunto que tem espaço para todos ao nível do desenvolvimento tecnológico.

Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs e Ramalho Eanes da NOS, assinaram um dos Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização.

Acordos celebrados, esta manhã, na Universidade de Aveiro (UA), entre o Ministério da Economia e alguns dos Clusters reconhecidos pelo IAPMEI em 2017, no âmbito do Programa Interface.

No contexto de uma cidade em que as telecomunicações são bandeira, Alcino Lavrador quis deixar uma mensagem de otimismo. (com áudio)

Depois dos seis primeiros acordos assinados em Março e Abril deste ano, o Governo celebrou agora mais dez Pactos Setoriais com os Clusters: Plataforma Ferroviária Portuguesa; Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação, Cluster do Calçado e da Moda, Cluster do Mar Português, Cluster Portugal Mineral Resources, Cluster Habitat Sustentável, Smart Cities Portugal Cluster, Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda e TICE.PT.

A UA integra dois clusters: Habitat Sustentável e TICE. Um mais voltado para a Construção Sustentável e outro pretende fomentar e alavancar as estratégias de Rede para o setor TICE.

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, encerrou a sessão com uma nota de otimismo. Fala em crescimento acima da média europeia e diz que o mérito é das empresas e dos trabalhadores. (com áudio)

Os Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto de novas iniciativas nos domínios da digitalização das industrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da investigação e desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento de uma Economia Circular e uma eficaz transição energética e ecológica e ainda na melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas.

O Ministro defende que a estabilidade de políticas é importante para dar confiança às empresas e acentuou a mensagem numa declaração aos jornalistas (com áudio)