Governo assina na Universidade de Aveiro Pactos Setoriais com Clusters reconhecidos.

2019-09-10 15:34

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) recebe quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 10h00, a cerimónia de assinatura de Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização, celebrados entre o Ministério da Economia e alguns dos clusters reconhecidos pelo IAPMEI em 2017, no âmbito do Programa Interface.

Entre eles estão os que a UA integra: Habitat Sustentável e TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica).

O evento conta com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a abertura do Reitor, Paulo Jorge Ferreira.

Depois dos seis primeiros acordos assinados em março e abril deste ano, o Governo celebra agora mais dez Pactos Setoriais com os clusters: Aeronáutica, Espaço e Defesa; Calçado e Moda; Ferrovia; Habitat Sustentável; Mar Português; Petroquímica, Química Industrial e Refinação; Recursos Minerais; Smart Cities; Têxtil e Moda e TICE.

Os Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto de novas iniciativas nos domínios da digitalização das industrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da investigação e desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento de uma Economia Circular e uma eficaz transição energética e ecológica e ainda na melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas.

O cluster (Habitat Sustentável) é uma associação sem fins lucrativos que agrega para além da UA e outras instituições de I&D, municípios e a importante comunidade empresarial da fileira do Habitat, na afirmação de uma especialização em Construção Sustentável.

Também envolvendo a UA e sediado em Aveiro, o (TICE) mobiliza atores relevantes em todo o país, e em particular nas regiões de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, abrangendo toda a cadeia de valor na área das TICE.

Este cluster de empresas e centros de I&D pretende fomentar e alavancar as estratégias de Rede para o setor.