Governo alarga período crítico de combate a incêndios.

2016-09-28 09:26

Categoria: 

Concelho: 

O Secretário de Estado das Florestas assinou já a portaria que prorroga até ao próximo dia 15 de outubro o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios. O período em causa estende-se normalmente até 30 de setembro.

No entanto “por força das circunstâncias meteorológicas excecionais”, o Secretário de Estado Amândio Torres decidiu prolongar este período, mantendo os dispositivos de vigilância e combate a incêndios em estado de alerta.

As temperaturas elevadas que serão registadas esta semana e na próxima ditam esta medida.

Para Amândio Torres, “as condições meteorológicas determinam a adoção desta medida, tendo em conta que se prevê tempo seco e quente e ventos, ou seja, a conjugação de fatores “amigos do fogo”, que ajudam à propagação de incêndios e que podem transformar qualquer pequena ocorrência num enorme desastre”.

Por isso, continua o Secretário de Estado, “penso que se justifica este esforço acrescido das instituições, nomeadamente das corporações de bombeiros, cujos elementos estão nesta altura já exaustos, tendo em conta o nível de esforço que lhes tem sido exigido”.

As medidas restritivas impostas durante o Verão ao nível de queimadas e lançamento de foguetes vigoram até 15 de Outubro.