Governante de Angola deu palestra em escola da Gafanha da Nazaré.

2016-05-05 12:23

Categoria: 

Concelho: 

O Secretário de Estado da Juventude e Desportos de Angola deu uma palestra na Escola Básica da Gafanha da Nazaré. Albino da Conceição José, de vista à Região de Aveiro, esteve ontem na Escola Básica para falar sobre desporto. Esta iniciativa teve a organização da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Básica e Secundária da Gafanha da Nazaré, e do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré.

O tema a debate teve por base o desporto e, sendo 2016 um ano de jogos paralímpicos, o governante angolano focou a palestra nesta temática. Albino da Conceição José referiu a singularidade e dificuldade das modalidades praticadas, sendo que os atletas, atendendo às limitações que possuem, demonstram diariamente a perseverança e a vontade de vencer, atingindo elevados patamares de competitividade.

O Secretário de Estado deu nota do trabalho realizado pelo país na persecução dos objetivos gerais, dotando as comunidades de infraestruturas para a prática das várias modalidades de desporto, na formação de quadros técnicos e no apoio às entidades promotoras das diversas modalidades.

Albino da Conceição José referiu ainda que “o desporto tem singularidade de unir pessoas e povos”, passando a mensagem que “o importante é a formação dos jovens, sendo o resultado secundário”.

A diretora do Agrupamento de Escolas, Maria Eugénia Pinheiro, deu nota que “esta foi uma oportunidade dos alunos tomarem contacto com uma realidade diferente, potenciando a multiculturalidade e, em simultâneo, o acesso a conhecimento especializado.” A diretora deu ainda nota da importância da troca de experiência ao nível do ensino e do desporto – palavras subscritas pelos professores Pedro Maia, António Luís e Virgínia Gomes, co-organizadores da ação.

A Associação de Pais, que esteve representada pelo Presidente da Direção, Hugo Coelho, e Presidente da Mesa de Assembleia, Rui Dias, tem desenvolvido um trabalho de apoio articulado com o Agrupamento de Escolas, com o intuito de colaborar na oferta de experiências extra curriculares enriquecedoras.

Hugo Coelho deu nota que, “apesar da distância física entre os dois países, Portugal e Angola, existe uma enorme proximidade cultural e afetiva. Angola tem desenvolvido programas extremamente interessantes no que concerne a políticas desportivas articuladas com o sistema de ensino. O crescimento social, assente na formação e conhecimento, necessita do equilíbrio salutar proporcionado pelo desporto. Numa era em que os jovens trocam um jogo de futebol por um jogo digital, os novos paradigmas da sociedade levam a que o desporto seja repensado e adaptado às contingências.”

O Secretário de Estado tem ainda programada uma visita à Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, onde interagirá com alunos de Educação Física e proferirá uma palestra subjugada ao tema da articulação do desporto com o futuro profissional dos jovens.