Gonçalo Cadilhe estreia em Albergaria exposição fotográfica "um dia na Terra".

2015-06-09 09:15

Categoria: 

Concelho: 

A exposição fotográfica “Um Dia na Terra – Fotografias do Quotidiano do Planeta”, de Gonçalo Cadilhe, é inaugurada esta terça na Biblioteca Municipal, pelas 18h30, com a presença do autor. A mostra, que pode ser visitada até dia 30, é constituída por 56 fotografias, em diferentes formatos, tiradas em meia centena de países, ao longo de duas décadas. Trata-se de uma retrospetiva do escritor viajante, onde é possível refletir sobre a diversidade dos continentes, paisagens e pessoas. Cada imagem é acompanhada por um texto explicativo que oferece ao observador leituras menos óbvias.

No âmbito da exposição “Um Dia na Terra” serão dinamizadas duas atividades com Gonçalo Cadilhe, ambas na Biblioteca Municipal. No sábado, 13 de junho, pelas 18h00, o autor falará das suas viagens e memórias escritas em mais uma sessão “Conversa com…”. Já no dia 17, às 16h00, será dinamizada a visita “Percurso Guiado por Detrás da Fotografia”, em que Cadilhe propõe levar os visitantes numa viagem mais íntima pelas suas fotografias, explicando episódios relacionados com as diferentes viagens. A participação é gratuita nas duas atividades, sendo a visita guiada sujeita a inscrição prévia.

Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz, em 1968, e há vinte anos que viaja pelos quatro cantos do mundo. Tem onze livros publicados e já assinou vários documentários televisivos, todos associados às suas viagens. É responsável por algumas propostas do projeto “Viagens com os Autores”, do catálogo da agência Pinto Lopes Viagens. Foi distinguido, em 2011, com o Prémio Jornalismo de Viagens, atribuído pelo Clube de Jornalistas. Entre as suas aventuras é possível destacar uma viagem à volta do mundo sem aviões e a rota de Fernão de Magalhães, em que seguiu o percurso do navegador português do século XVII que, ao serviço do rei de Espanha, realizou a primeira viagem de circum-navegação à volta da Terra.