GNR e PSP: Operação europeia de fiscalização aos comboios internacionais e nacionais permitiu a apreensão de 35.449 doses de haxixe.

2017-03-16 16:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública realizaram, nos dias 14 e 15 de Março, um "controlo e fiscalização" nos comboios internacionais e nacionais, bem como nas estações ferroviárias localizadas nas respetivas áreas de responsabilidade, em todo o território nacional.

A operação foi realizada em coordenação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF), REFER, CP e FERTAGUS, tendo sido fiscalizadas 289 estações ferroviárias, destacando-se os seguintes resultados operacionais: 485 comboios fiscalizados; 566 bagagens fiscalizadas; 3.094 pessoas fiscalizadas; 34.780 doses de haxixe apreendidas; 1.370 doses de cocaína apreendidas; 160 doses MDMA apreendidas; 32 indivíduos detidos; 225 autos de contraordenação levantados.

Durante a operação "foi dado ênfase ao controlo de entradas e saídas de pessoas e bens, no sentido de prevenir e combater os seguintes tipos de criminalidade: furtos/roubos em estações e comboios; furto de metais não preciosos em estações, linhas, comboios e sinalização; imigração ilegal; tráfico de estupefacientes; criminalidade relacionada com comportamentos agressivos ou antissociais e criminalidade relacionada com comboios de carga e grafitis, danos e vandalismo".

Decorrente desta operação destaca-se a ação do Comando Territorial de Aveiro que apreendeu no dia 14 de Março, mais de 17 quilos de haxixe e deteve em flagrante delito um homem de 29 anos por tráfico de estupefacientes no âmbito desta operação, em Ovar. O indivíduo, que tinha consigo quantidade de droga suficiente para 200 doses, foi intercetado pelas 09h30 quando o comboio se deslocava entre as cidades de Ovar e Esmoriz. No decurso da detenção foi realizada uma busca domiciliária à residência do detido, em Oliveira do Douro - V. N. Gaia, resultando na apreensão de: 32.800 doses de haxixe; 1.370 doses de cocaína; 160 doses de MDMA; Uma pistola 6.35mm e uma estufa para produção de cannabis. O detido ficou em prisão preventiva.