Gandhi throught the Arts: Conferência assinala os 150 anos de nascimento de Gandhi.

2019-12-09 17:04

Categoria: 

Concelho: 

Subodh Kerkar, artista indiano, está na Universidade de Aveiro (UA) a 10 de dezembro e vai dar o mote, a partir das 16h30, para um encontro intitulado "Gandhi através das Artes". A interdisciplinaridade e o impacto da ação e princípios defendidos por Mahatma Gandhi têm grande atualidade e serão abordados pelo artista e pela comunidade, convidada a participar. O encontro, de entrada livre, incluirá a possibilidade de visualizar a aplicação de realidade aumentada desenvolvida por Subodh Kerkar.

Na comemoração dos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, a UA traz ao campus universitário o encontro sobre Gandhi e as artes, pela voz de um artista que com ele privou e comunga de muitas das suas ideias e ideais. No dia 10 de dezembro, pelas 16h30, na sala de Atos Académicos na Reitoria, decorre esta conferência com Subodh Kerkar e aberta a todos os interessados.

Subodh Kerkar, artista indiano, sempre esteve ligado a Mahatma Gandhi desde a infância. O artista cresceu na companhia de Gandhi e dos ativistas Ravindra Kelekar, Dada Dharmadhikari e Chandrashekhar Dharmadhikari, entre outros. Nos últimos seis anos, tem sido um seguidor da vida e dos ensinamentos de Mahatma Gandhi tendo criado uma série de obras de arte baseadas em Mahatma. Ministrou palestras sobre Gandhi em diferentes fóruns na Índia e no exterior e tem incentivado outros artistas a criar obras baseadas na vida e nos ensinamentos de Mahatma Gandhi. Centenas dessas obras estão na sua coleção. Subodh viajou pelo seu país, captando cerca de 70 esculturas de Gandhi em três dimensões e converteu-as em imagens de realidade aumentada, que podem ser visualizadas usando a aplicação Gandhi AR App, desenvolvida pelo próprio.

"Albert Einstein acreditava que Mahatma Gandhi era um dos mais relevantes seres humanos sobre a Terra. Os princípios de Gandhi são tão impactantes hoje quanto foram durante a luta épica pela libertação da Índia do domínio britânico. Seu método de resistência não violenta à injustiça inspirou e continua a inspirar muitas revoluções em todo o mundo", assim entende Subodh Kerkar.

Kerkar descreve como começou o estudo sobre Gandhi. "O meu estudo profundo acerca de Gandhi começou há seis anos atrás, como uma reação à política de ódio e fanatismo que está grassando em muitos países, incluindo o meu. Comecei a criar e colecionar obras de arte inspiradas no Mahatma. Desenvolvi um método de apresentar suas ideias usando a arte como veículo. A tecnologia digital também encontrou um lugar nas minhas apresentações. Por exemplo, um 'cardiograma elétrico' de Gandhi foi convertido em sons cardíacos. Tento contar a história de sua vida e suas convicções usando fotos, pósteres, instalações, esculturas e vídeos".

Esta iniciativa é promovida pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança/ Departamento de Comunicação e Arte da UA, o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, o Instituto Confúcio, os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA com o apoio do American Corner da Universidade de Aveiro.