Galitos de luto pelo falecimento do treinador de basquetebol mais galardoado da sua história.

2017-11-14 08:05

Categoria: 

Concelho: 

O Clube dos Galitos assinala o falecimento de José Nogueira, histórico treinador Galináceo. Trata-se de uma das figuras “mais destacadas e notáveis” do Basquetebol Galináceo.

José Nogueira nasceu a 27 de setembro de 1928 tendo iniciado a prática do Basquetebol no Galitos no início da década de 40 mantendo-se depois ligado ao Clube treinando durante largos anos o seu Clube do coração.

Sagrou-se várias vezes Campeão Distrital, enquanto jogador, e também na qualidade de treinador sendo o Galináceo com mais títulos conquistados em todos os escalões, disputando ainda várias Fases Finais Nacionais.

“Foi sem dúvida um dos treinadores mais competentes da sua época e participando regularmente em ações de formação a nível regional e nacional”, refere a nota do clube.

"José Nogueira, um nome que se confunde com a própria grandeza do Clube. Primeiro como jogador e mais tarde como conceituado treinador, em todos os escalões. É talvez a figura maior do basquetebol aveirense, de todos os tempos, tal o seu currículo e a sua dedicação". Esta a referência ao antigo treinador na obra História do Basquetebol Aveirense.

Passou ainda pelo Amoníaco de Estarreja (1960 a 1964) e pelo Sangalhos (1972/73), sendo ainda seleccionador de Seniores da ABA.

O Funeral realiza-se esta terça-feira, às 10h30 na Igreja do Carmo.

 

Foto: campeões regionais juniores masculinos de 1955/56 no emblemático campo do parque