Gafanha de Aquém inicia celebração dos 75 anos da Capela.

2017-01-12 13:43

Categoria: 

Concelho: 

Iniciou-se esta quarta a comemoração dos 75 anos da capela da Gafanha de Aquém. Missão Igreja75 é o nome que a comissão pastoral da Gafanha de Aquém deu ao projeto que pretende comemorar os 75 anos da fundação da sua Capela (11/1/1942 - 11/1/2017) que serve as comunidades da Gafanha de Aquém e Gafanha da Boavista.

“O principal objetivo não é somente a comemoração de mais um aniversário mas sim o pretexto para unir a comunidade à volta da sua Igreja promovendo uma série de iniciativas (entre 11 de janeiro e 6 de agosto de 2017), que reforcem o espírito comunitário, de oração e de promoção dos valores cristãos”.

Para além da elaboração de um calendário alusivo e da execução de uma obra artística da Igreja (serigrafia da autoria de Joaquim Filipe), pretende-se realizar uma iniciativa mensal, entre janeiro e julho, sempre no dia 11 ou data próxima, e que abordará temáticas umas vezes de âmbito religioso e outras vezes de âmbito mais lúdico e cultural.

Esta quarta feira, dia 11, iniciaram-se as comemorações com a realização de uma Missa de Ação de Graças presidida pelo Pároco de Ílhavo, seguida de convívio e bolo de aniversário que juntou cerca de 200 cristãos.

Neste dia foi colocada uma faixa do projeto na fachada da Capela e, à semelhança do que acontecerá em próximos eventos, a comissão pastoral, liderada por José Vaz, apresentou uma "prenda" que desta vez foi a marcação de um lugar de estacionamento reservado ao celebrante em horas de missas.

Estando já marcada a próxima iniciativa para 11 de fevereiro, foi também anunciado que o Bispo de Aveiro foi já convidado para as principais celebrações do 75º aniversário da Capela que deverão decorrer em Maio por ocasião da festa da Padroeira Nª Srª de Fátima.