Gafanha da Nazaré: Unidade de Controlo Costeiro apreende exemplar de atum-rabilho com 205 quilos.

2019-08-16 16:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro apreendeu, na quarta-feira (14), na Gafanha da Nazaré, um exemplar de atum-rabilho com 205 quilos, bem como 226 quilos de pescado fresco de diversas espécies, num valor estimado de 6 980 euros.

No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a captura e descarga de pescado fresco, foi fiscalizada uma embarcação de pesca costeira que havia descarregado o pescado sem cumprir com as obrigações respeitantes ao registo obrigatório no diário de pesca das quantidades estimadas de cada espécie.

Faltava ainda a respetiva notificação prévia antes de chegada a porto.

A GNR informa que, de acordo com a legislação em vigor, o atum-rabilho faz parte de uma das oito espécies de atum pertencentes à família Scombridae, sendo uma espécie e predador de topo, com elevada importância para a pesca comercial e que está em perigo de extinção.

Foi identificado o mestre da embarcação e elaborado o respetivo auto de contraordenação pelas infrações de não registo obrigatório no diário de pesca e notificação prévia antes de chegada a porto, cujas coimas podem atingir os valores de 75 mil euros e os 125 mil euros, respetivamente.