Gafanha da Nazaré: "O futuro pertence às bicicletas" - António Rodrigues.

2019-10-16 09:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O futuro da mobilidade está na bicicleta e as cidades vão caminhar para essa nova realidade de forma mais ou menos acelerada.

António Rodrigues, responsável pelo Gafanha Bike Lab, entidade distinguida com um prémio nacional de mobilidade, diz que os debates sobre qualidade de vida se fazem sobre espaços verdes e mobilidade e que para ganhar terreno aos automóveis há um caminho longo a percorrer.

Entrevistado no programa “Conversas”, António Rodrigues defendeu que esses passos são o futuro das comunidades (com áudio)

A entrevista, às 19h, passa em revista três décadas ao serviço do ensino, no concelho de Ílhavo, deste professor de física e química, conhecido nos últimos anos como dinamizador da mobilidade ciclável.

O lançamento de um dia temático da bicicleta, na Gafanha da Nazaré, é uma das ações propostas para 2020 como desafio aos cidadãos.

Depois das campanhas de iluminação led para uso noturno, o Gaf Bike Lab promete novidades ao nível das campanhas de uso da bicicleta em segurança.

A entrega de exemplares reconstruídos e recuperados (com foto), no laboratório da escola, é outra das iniciativas que serão mantidas em nome da divulgação desta aposta.

A expansão da rede de ciclovias e o aprofundamento das condições de segurança nos circuitos de e para a escola são medidas que entende como prioritárias nomeadamente no eixo entre a Gafanha da Encarnação e a Secundária da Gafanha da Nazaré.

Desafiado a comentar o investimento no desnivelamento da rotunda da Barra, obra marcante na mobilidade de e para as praias, António Rodrigues assume tratar-se de um aposta bem sucedida mas que a prazo exige medidas alternativas sob pena de agravar as condições de circulação (com áudio)