Gafanha da Nazaré: Nova queixa sobre foco poluidor na área de clube náutico.

2018-01-08 08:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré a a direção da Associação Náutica da Gafanha denunciam nova descarga na bacia do clube náutico junto à Empresa de Pesca de Aveiro e voltam a exigir respeito pelo meio ambiente.

Na sexta foram detetadas águas que saíam da Conduta do antigo Esteiro do Oudinot, na Marina da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, que apresentavam um “aspeto opalino”.

“Demos conhecimento desta poluição à Capitania, à Administração do Porto de Aveiro, ao SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR), à GNR da Gafanha da Nazaré e à ARH (Administração da Região Hidrográfica) da Agência Portuguesa do Ambiente. Todas as Entidades demonstraram interesse por descobrir a origem desta descarga e enviaram equipas à Marina para se inteirarem do sucedido. Como é do conhecimento há 4 empresas ao longo da Conduta do antigo Esteiro do Oudinot, donde, eventualmente, a poluição deverá ser proveniente”.

Humberto Rocha, que lidera as duas instituições, revela que para descartar outras hipóteses foi verificar a entrada poente daquela Conduta, do lado do Jardim Oudinot, bem como toda a Vala a sul, tendo notado que se encontravam perfeitamente limpas.

“Vamos aguardar que as autoridades descubram quem atenta contra o meio ambiente, nesta zona da Gafanha e que sejam punidos os prevaricadores”.