Gafanha da Nazaré: Movimento de defesa da ria diz que veleiros com mais de 15 metros continuam a embater em cabos de alta tensão.

2019-05-13 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um veleiro cortou, com o mastro, um cabo de alta tensão entre o Forte e a Praia da Barra e o movimento Maria diz que é preciso acabar com este tipo de problemas recorrente nas travessias para os clubes náuticos do canal de Mira e bacia do Oudinot.

O mastro de um veleiro dinamarquês embateu, ontem, e derrubou os cabos de alta tensão que ligam o Forte à Praia da Barra.

Trata-se, segundo o Movimento, de uma “situação recorrente, que aconteceu três vezes nos últimos dois anos e que importa corrigir o mais rapidamente possível, garantindo o acesso em segurança à zona do Oudinot às embarcações à vela que nos demandam”.

Alerta as entidades públicas para um problema que coloca em causa a navegabilidade impede a entrada de embarcações à vela com mais de 15 metros.

“A existência de um cabo de alta tensão a cruzar o canal é um constrangimento completamente ultrapassável se houver boa vontade da REN, da EDP, do Porto de Aveiro e da Câmara Municipal de Ílhavo”, refere o movimento que lamenta a perda de competitividade no setor da náutica de recreio.

“Se tivéssemos boas condições de acesso à nossa Ria e uma infraestrutura mínima de apoio ao tráfego oceânico de veleiros, estamos certos que conseguiríamos captar uma parte significativa dos cerca de seis mil barcos de recreio que cruzam o Atlântico todos os anos”.