Gafanha da Nazaré: Capital da bicicleta integra oficina na Escola Secundária.

2016-09-28 10:51

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um laboratório com oficina e formação sobre a utilização de bicicleta. Este é, em resumo, o "Espaço Bicicleta" criado na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

Este Espaço pretende ser o embrião de um centro de prototipagem rápido (FabLab) com tecnologias e processos com impacte na inovação e no fomento do empreendedorismo no Município de Ílhavo, suportado na temática da bicicleta e da mobilidade suave.

Os alunos vão ter espaço de aprendizagem às quartas para trabalhar nas suas bicicletas e melhorarem aspetos ligados à segurança. Haverá também área de inovação com o apoio da UA.

António Rodrigues, o coordenador do Espaço Bicicleta, assume que o objetivo é dar ferramentas aos alunos que melhorem a relação com a bicicleta ao nível da segurança, da manutenção e do surgimento de novos produtos.

“Foi feito o arranjo de um espaço para os alunos arranjarem bicicletas, alterarem ou colocarem iluminação. Temos uma oficina que vai ser equipada e, às quartas, convidamos pessoas da Gafanha para virem dar apoio e ensinar alunos a reparar bicicletas. Estamos a dar a cana para ensinar a fazer”.

Eugénia Pinheiro, presidente do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, lembra que as condições de segurança surgem como prioritárias no momento em que se prepara a entrada em horário de Inverno com parte das deslocações de bicicleta feitas em período noturno.

“Vem o inverno, muda a hora, e os alunos não têm iluminação nas bicicletas. Queremos evoluir de forma saudável e construtiva”.

A Universidade de Aveiro garante apoio através da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave e a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré espera garantir condições para a afirmação do projeto educativo numa área que mobiliza alunos, ex-alunos e comunidade envolvente pelo uso da bicicleta.

José Carlos Mota, da plataforma da bicicleta e mobilidade sustentável, relembra que a Gafanha da Nazaré é a verdadeira capital da bicicleta em Portugal. “A verdadeira capital da bicicleta é a Gafanha da Nazaré. Talvez valha a pena usar esta bandeira em primeiro lugar para os jovens que dão importância ao uso da bicicleta. A bicicleta faz parte do ADN desta cidade desde os vossos avós. Vocês continuam a trabalhar o ADN com novos produtos e novos serviços. A UA é facilitadora deste trabalho”.

Câmara de Ílhavo e Universidade de Aveiro juntos no apoio ao “Espaço Bicicleta”. A autarquia anuncia investimentos na rede de pistas até 2020 com investimentos que podem chegar aos 2 milhões de euros de comparticipação. Anuncia-se a criação de uma cintura ciclável, da avenida dos bacalhoeiros, passando pelo Forte, ligando à ponte da Barra e, depois, será garantida a ligação pela Colónia Agrícola e a Zona Industrial da Mota.

"As escolas surgem como pontos de referência nesta política que prevê ainda o intensificar da passagem de estradas a vias de sentido único".

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, enfatiza a vocação da Gafanha da Nazaré ao nível da mobilidade ciclável. O autarca diz que a bicicleta faz parte do ADN da cidade (com áudio).