Gafanha da Nazaré assinala 19.º aniversário da elevação a cidade.

2020-04-19 00:02

Categoria: 

Concelho: 

A Freguesia da Gafanha da Nazaré assinala, este domingo, o 19.º aniversário da Elevação a Cidade.

Desta vez, devido ao surto pandémico do COVID-19, não há celebração oficial.

A elevação aconteceu a 19 de abril de 2001 e fica como marca histórica de uma cidade que tem vindo a afirmar “dinamismo” e na leitura da Câmara de Ílhavo mostra igualmente “a relevância e o empenho das Autarquias Locais, Associações, Empresas e, principalmente, dos Cidadãos na construção de uma comunidade desenvolvida e coesa”.

Fernando Caçoilo destaca a evolução registada e apela à memória dos cidadãos para recordarem o ponto departida.

“São duas décadas de dinâmicas e progressos que alteraram substancialmente a Freguesia, sendo fácil recorrer à memória coletiva para se perceber o que era a Gafanha da Nazaré há cerca de 20 anos e o que é hoje, não sendo necessário ir mais longe”.

Destaca a cobertura total da rede de saneamento na freguesia, a formação do pólo cultural com a construção da Fábrica das Ideias e a sua envolvente, a modernização do parque escolar e obras de reabilitação urbana.

“Por outro lado, a requalificação urbana e a mobilidade mereceram, e continuam a merecer, uma especial atenção e preocupação por parte da Câmara Municipal: nestes dois últimos anos, cerca de 3 milhões de euros foram investidos no Nó de Acesso às Praias, na requalificação da Av. Fernão de Magalhães e nos arruamentos envolventes a esta avenida e à Escola da Barra. Além disso, importa ainda referir a requalificação da Rua Comendador Egas Salgueiro e a conclusão do corredor ciclável da cintura urbana (Bresfor – Ponte da Barra)”.

O autarca antevê novos projetos para um rumo progressivo e uma certeza sobre a reabilitação de duas vias estruturantes (acesso à Gafanha da Encarnação e marginal dos bacalhoeiros).

“Espelho desta realidade é a requalificação do Largo do Cruzeiro e da zona envolvente ao Bairro do Bebedouro, bem como a construção dos passeios na Rua São Francisco Xavier, a projeção de novas estruturas de mobilidade suave de ligação a outras freguesias, a reabilitação estrutural e museológica do Navio-Museu Santo André ou a construção da marginal à Av. dos Bacalhoeiros, da responsabilidade do Porto de Aveiro, com a parceria da Câmara Municipal de Ílhavo, entre outros”.