Gafanha da Nazaré acolhe debate sobre futuro da ria.

2019-06-15 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Assoreamento da Ria de Aveiro em discussão na Gafanha da Nazaré.

“Ria de Aveiro: Assoreamento Aparente ou Real?” é o tema da conferência de João Miguel Dias a convite do Movimento em Defesa da Ria (MARIA).

A reunião, que decorrerá pelas 17h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, com entrada livre, aborda o já anunciado início dos trabalhos de desassoreamento dos principais canais da Ria.

João Miguel Dias é doutorado em Física e Professor Associado com Agregação no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, do qual é o atual Diretor.

Fundou e lidera o Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira (http://www.nmec.eu/), sendo investigador do Centro de Estudos do Ambiente do Mar (CESAM), onde é co-coordenador da linha temática Sistemas Ambientais Integrados.

Com cerca de 30 anos de experiência profissional, é especialista na modelação numérica de processos físicos em zonas estuarinas e costeiras, destacando-se o seu contributo significativo para o estudo da hidrodinâmica da Ria de Aveiro.

Esta primeira de duas conferências que o MARIA se propõe organizar até ao verão é o resultado de uma decisão do Núcleo de Fundadores do Movimento, que pretende usar esta oportunidade para gerar um “momento de reflexão e análise” sobre um dos principais problemas que afetam zonas muito significativas da laguna.