Futuros engenheiros em ação de reflorestação da Quercus no Caramulo.

2018-10-30 09:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro esteve em ação de voluntariado no Caramulo.

A Associação Nacional de Conservação da Natureza promoveu mais uma ação de voluntariado no Projeto Cabeço Santo, em Águeda, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro.

Os futuros Engenheiros do Ambiente tiveram a oportunidade de conhecer mais pormenorizadamente as áreas em recuperação e dedicar-se ao controlo de espécies invasoras.

Esta ação contou com o apoio da Associação Os Pioneiros, que assegurou a alimentação dos voluntários.

O projeto continua a promover-se e recentemente a equipa do Projeto Cabeço Santo esteve em Vila Nova de Famalicão, na apresentação do documentário “Floresta Eterna”.

O debate desta sessão contou com a participação da realizadora do documentário, Evgenia Emets, e da equipa do Projeto Cabeço Santo, que deu a conhecer os trabalhos de recuperação realizados no Caramulo.

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o incêndio que deixou o Cabeço Santo em cinzas. O seu objetivo principal é a criação de um mosaico de áreas de conservação numa zona intensamente utilizada para o cultivo florestal do eucalipto.

Foi motivado inicialmente pela tentativa de evitar que as áreas de habitat rupícola fossem alvo da expansão de espécies infestantes. No entanto, os horizontes do Projeto foram rapidamente alargados para incluir áreas até aí sujeitas a exploração florestal intensiva.

Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de 150 hectares.

O Projeto Cabeço Santo tem a Câmara Municipal de Águeda e a Altri Florestal como parceiros e conta com o apoio do Espaço Talassa, da ZooFeira, da Critec, da Associação Florestal do Baixo Vouga e da Indasa.