Freguesia da Gafanha da Nazaré distinguida no concurso boas práticas da Bandeira Azul da Europa.

2017-11-27 13:56

Categoria: 

Concelho: 

A Freguesia da Gafanha da Nazaré foi distinguida, a nível nacional, com o 3.° Prémio do Concurso de Boas Práticas 2017, da Associação Bandeira Azul Europa.

Este galardão foi entregue no VI Congresso Nacional da ABAE que decorreu na semana passada em Vilamoura.

Carlos António Rocha considera a distinção importante por realçar as “preocupações efetivas que a Freguesia tem com as boas práticas ambientais”.

Distingue parceiros da “A Missão Beatão” , “Os Amigos dos Oceanos”, “O Movimento Ambientalista e Cívico Não Lixes”, “O Agrupamento de Escuteiros 588 da Gafanha da Nazaré” e “Os Muitos Voluntários da Sociedade Civil” que “trabalham e trabalharam em parceria, para a sensibilização das boas causas ambientais e das suas práticas. Este prémio é de Todos nós”.

E lembra que é caso único ver uma freguesia entre Câmaras Municipais. “Porque somos a única Junta de Freguesia, entre Municípios, com todas as diferenças que este facto acarreta, quer em termos da capacidade financeira quer humana, o que ainda mais reforça a qualidade nas ações levadas a efeito”.

Destaca a Caça à beata, distribuição de cinzeiros de bolso ecológicos, exposição de lixo marinho e colocação de painéis de sensibilização nas entradas da Praia da Barra. “Provamos que com pouco podemos fazer muito, de tal forma, que até podemos ser e fomos distinguidos, o que nos posiciona entre os melhores. Esta distinção enche- nos de orgulho e estimula-nos a fazer cada vez mais e melhor pelo ambiente, obrigando-nos cada vez mais a passar das palavras aos atos”.