Francisco George e Pedro Neto na celebração do Dia Internacional do Voluntário em Albergaria-a-Velha.

2017-12-04 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Francisco George e Pedro Neto na celebração do Dia Internacional do Voluntário, esta terça, em Albergaria-a-Velha.

O Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, e o Diretor Executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, são dois dos convidados da tertúlia “O Voluntariado” como Promotor do Desenvolvimento, a ter lugar, no Cineteatro Alba.

A iniciativa, organizada pelo Município de Albergaria-a-Velha, visa celebrar o Dia Internacional do Voluntário e promover a discussão sobre o importante papel das pessoas que, de forma desinteressada, dão o seu tempo em prol do bem-estar da comunidade.

A tertúlia tem início às 14h00 com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro. Para além de Francisco George e Pedro Neto, são oradoras convidadas Júlia Cavaz, voluntária de Make a Wish Portugal, e Maria Ercília Bilro, Delegada da Região Centro da Assistência Médica Internacional (AMI).

A moderação é de Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social da Autarquia.

A finalizar a tertúlia, será feita uma visita à exposição fotográfica sobre o trabalho de voluntariado efetuado no Concelho e que abrange várias áreas, como a social, cultural e desportiva.

O Dia Internacional do Voluntário foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1985 e tem como objetivo sensibilizar e incentivar a sociedade civil a dar visibilidade e a valorizar o trabalho de voluntariado. Em Albergaria-a-Velha, foi instituído o Banco Local de Voluntariado em 2011 e, em 2014, a Autarquia criou o Cartão Municipal de Voluntário, que concede benefícios em vários equipamentos culturais, desportivos, estabelecimentos comerciais e outros serviços.

Só no ano passado, foram concedidos 188 cartões. Atualmente existem 255 voluntários/as e 23 organizações promotoras de voluntariado. Em 2016 foi realizado um total de 71 350,55 horas de voluntariado.