Filarmónica Gafanhense quer assumir-se cada vez mais como escola e "orquestra".

2016-10-24 10:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Filarmónica Gafanhense admite que a renovação dos fardamentos era considerada importante no refrescamento da imagem. O 180º aniversário foi o momento aproveitado para fazer as apresentações do novo fardamento e novo maestro. Uma jornada que o presidente da instituição, Paulo Miranda, diz festiva e partilhada por pessoas e instituições que deram o seu contributo (com áudio).

O maestro Henrique Portovedo diz que o futuro está na tradição, de festas e romarias, mas também na formação e nas apresentações em sala. “Cada vez mais temos que apostar na tradição em que se enquadram as bandas mas também assumir a banda filarmónica como orquestra que possa ocupar teatros municipais”.

A celebração dos 180 anos da Filarmónica Gafanhense, também conhecida como Música Velha, marcada pela homenagem aos sócios, dirigentes e músicos já falecidos com romagem ao cemitério e pelo jantar festivo no Stella Maris.

A construção da Casa da Música, na Gafanha da Nazaré, é o projeto municipal que procura melhorar as condições de ensaio e que a Filarmónica aguarda como prenda para 2017.