Festival Rádio Faneca a "transmitir alegria" em Ílhavo.

2016-05-27 11:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O festival Rádio Faneca arranca esta sexta-feira a “transmitir alegria” no centro da cidade de Ílhavo. Concertos em locais inusitados, uma emissão de rádio, convívio com famílias em becos e vielas da zona histórica são algumas das propostas. Brincadeiras, histórias, envolvimento da comunidade em projetos artísticos, uma playlist feita de dedicatórias e a abertura aos visitantes ficam como marca do festival.

A aposta da autarquia esteve centrada na recuperação do espaço público e, agora, na recuperação de habitantes e no repovoamento do centro. Criar novas vivências é uma das metas do festival. Paulo Costa, vereador com o pelouro da cultura, fala de um tempo de combate à desertificação dos centros históricos (com áudio).

Há um projeto artístico de Ana Bento com encenações na Casa Aberta em que os moradores recebem visitantes. Cada família, atendendo ao número de elementos do agregado familiar, prepara uma apresentação diferenciada. A encenadora diz que se trata de uma realidade dinâmica com ajustamentos até ao momento da apresentação.

“Temos 9 pontos muito diferentes. Há sítios pequenos com uma pessoa e dois convidados ou uma família com dois filhos e quatro convidados mas também há um beco com 4 famílias. Este ano essas famílias juntam-se para por o projeto de pé”.