Festival do Pão mostra 70 variedades nacionais no certame de Albergaria a Velha.

2018-06-01 07:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Pão de Portugal está de regresso à Quinta da Boa Vista/Torreão, em Albergaria-a-Velha, com abertura de portas esta sexta. No espaço de venda, os visitantes podem encontrar mais de 70 variedades de pão de todo o País.

Durante os três dias, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha tem preparado um programa de atividades diversas, com sessões de showcooking, oficinas de pão, animação variada, visitas à Rota dos Moinhos e um trail para os mais ativos.

As sessões de showcooking têm sido uma das atividades mais concorridas ao longo das várias edições do festival. Este ano, a Tia Cátia, o Chef Ricardo Coelho e o Chef Emídio Concha são os dinamizadores das aulas práticas de culinária, havendo ainda uma sessão para crianças com a Divercook Kids.

Para quem gosta mesmo de “meter as mãos na massa”, vai haver oficinas de confeção de pão na zona de padaria, a laborar todos os dias.

Em termos de animação musical, o cantor e compositor Jorge Fernando é cabeça de cartaz de um programa que inclui grupos locais e regionais de música tradicional e popular.

Jorge Fernando tocou duas décadas com Amália Rodrigues e ao longo dos anos tem composto músicas para grandes nomes do Fado, como Nuno da Câmara Pereira, Ana Moura e Mariza. Sobe ao palco do festival na noite de sábado, 2 de maio.

Além da música, os visitantes podem participar no Baile da Aldeia na noite desta sexta-feira e descobrir “A Nova Rapunzel”, uma criação de teatro de rua da MUDA’TE, concebida especialmente para o Festival Pão de Portugal, no sábado.

Os filmes concorrentes à terceira edição Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental são exibidos durante o evento.

A entrega dos prémios relativos à edição de 2017 tem lugar numa cerimónia durante a tarde de domingo.

No período da manhã, o filme é outro com o Trail Rota dos Moinhos – Móis-me a Cabeça. Com ponto de encontro no recinto do festival, o evento desportivo é composto por dois trails, de 28 e 18 quilómetros, e uma caminhada de 8 ou 12 quilómetros, conforme opção do participante, com transporte gratuito de regresso nestes dois pontos.

A completar o programa do Festival Pão de Portugal, as tradicionais visitas a diferentes núcleos da Rota dos Moinhos durante o fim de semana.