Festival do Pão já é "marca" de Albergaria.

2016-06-11 09:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma marca que veio para ficar. É desta forma que a Câmara de Albergaria fala do festival do pão que ontem abriu portas em Albergaria-a-Velha também colocada como “Capital do Pão”. A 3.ª edição do Festival Pão de Portugal na Quinta da Boa Vista/Torreão recebe dezenas de produtores que apresentam mais de 70 variedades de pão das diversas regiões do país. Há ainda espaço para os complementos – compotas, enchidos e queijos – e um espaço dedicado ao fabrico do pão ao vivo, cujas fornadas são distribuídas pelas IPSS do Concelho.

Mais do que um espaço de mostra e venda de pão, o Festival inclui um programa de animação variado com sessões de showcooking, conversas, música, atividades infantis, visitas guiadas à Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha e o 1.º Festival de Cinema – Do Pão.

António Loureiro abriu o certame com um elogio à iniciativa. Diz que assenta nas marcas identitárias de Albergaria (com áudio).

Ao longo dos três dias, são exibidos, na Biblioteca Municipal, filmes de curta e longa duração sobre a temática do pão. A concurso estão obras de realizadores nacionais e internacionais, com destaque para a Índia e Itália, que apresentaram o maior número de filmes. O Festival de Cinema é fruto de uma parceria entre o Município de Albergaria-a-Velha e o Cine-Clube de Avanca.

No fim de semana, os interessados em conhecer mais sobre a arte tradicional de moer o cereal podem participar nas visitas guiadas a cinco núcleos da Rota dos Moinhos de Albergaria-a- Velha.

Quanto à animação, na tarde deste sábado, a animação está garantida com a transmissão em direto do programa da RTP “Aqui Portugal”, a partir da Praça D. Teresa. À noite, pelas 22h00, o grupo francês Le Sextet à Claques traz o ambiente de um baile popular ao Festival do Pão e, pelas 23h30, os Mimo’s Dixie Band irão percorrer os vários espaços do recinto.

No domingo, a partir das 17h30, a música estará a cargo de dois coros do Concelho, A Espiga e Canticis. Para além da música, haverá a performance de teatro “One Man Alone” no sábado, às 21h00, na Praça D. Teresa, e dança com o grupo Dimov, na tarde de domingo (15h00).

Integrado na 3.ª edição do Festival Pão de Portugal está também o Trail Rota dos Moinhos “Estou Todo Moído”, que terá lugar na manhã de domingo.