Festival do pão-de-ló pretende "mexer" com Ovar.

2016-06-28 10:22

Categoria: 

Concelho: 

Workshops de azulejo e de Pão-de-Ló de Ovar, marchas populares e uma série de concursos a realizar entre os frequentadores, são algumas das atividades do programa do I Festival Temático do Pão-de-Ló de Ovar, apresentado esta segunda-feira e que decorre nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho, numa organização da Associação de Produtores do Pão-de-Ló de Ovar em parceria com a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO).

Na sessão de apresentação do certame, o presidente da UFO, Bruno Oliveira, lembrou a importância do Pão-de-Ló de Ovar, “um doce secular e tradicional sempre presente na mesa dos ovarenses e dos portugueses”. O autarca realçou que, além dos stands com os produtores da iguaria ovarense, haverá tasquinhas de gastronomia tradicional e a tradição com ranchos folclóricos.

“O Pão-de-Ló está em festa”, começou acentuar o presidente da Associação de Produtores, Rui Catalão, satisfeito por “conseguir colocar de pé um programa num espaço de tempo muito curto”.

Sobre a programação, Salomé Costa, tesoureira da UFO, explicou que este foi um repto lançado pela APPO que “aceitamos no sentido de fazer algo diferente e resolvemos fazer um festival do Pão-de-Ló com um programa de animação com gente local que vai ao encontro das tradições vareiras”.

O programa que vai desenvolver-se no Jardim Almeida Garrett, na cidade de Ovar, tem o objetivo de ser “um festival do povo para o povo, aproveitando os artistas que dinamizam a nossa cidade”, adiantou.