Festival do Bacalhau apostado em promover a "melhor edição de sempre".

2017-08-07 11:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival do Bacalhau está lançado para uma "edição de sucesso" com o estado do tempo a ajudar.

Durante cinco dias, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é palco para a celebração das mais variadas receitas de bacalhau preparadas por dez associações locais mas também para inúmeros espetáculos culturais e momentos lúdicos.

Sessões de showcooking, degustações, concursos, workshops, mostras de artesanato, visitas ao Navio Museu Santo André e atividades desportivas, como a Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a Corrida Mais Louca da Ria são algumas das propostas.

A festa começa na quarta-feira ao final da tarde. Paulo Costa, vereador da Câmara de Ílhavo que tutela a organização, já adiantou que as expetativas estão elevadas num festival que continua a qualificar espaços (com áudio).

Apesar de um histórico que não dá garantias, a organização do Festival do Bacalhau conta com bom tempo para, dessa forma, manter os níveis de procura.

“Há três anos houve vento e no ano passado choveu. Este é um evento ao ar livre mas estou certo que mesmo com chuva ou vento as pessoas gostam de viver este evento à volta das tradições. Mas não contamos com uma partida de São Pedro. Acho que vai ser o melhor Festival de Bacalhau de sempre”.

Festival do Bacalhau em contagem decrescente para mais uma edição. No encerramento do concurso “o meu bacalhau é melhor do que o teu”, a vencedora foi Anabela Pequeno que, com a sua Chora de Bacalhau, conseguiu 306 votos (gostos) no facebook. No dia 13 de agosto, às 14h, no Pavilhão Terra e Mar, vai apresentar a receita.

No programa de animação destaque para a noite de abertura com José Cid. Seguem-se Jorge Palma (quinta), Miguel Araújo (sexta), Deolinda Kinzimba e Filarmónica Gafanhense no sábado e a fechar Virgul (domingo).