Festival do Bacalhau abre candidaturas para artesãos e candidatos ao concurso “O meu Bacalhau é melhor que o teu”.

2017-05-09 09:21

Categoria: 

Concelho: 

A próxima edição do Festival do Bacalhau vai disponibilizar 34 lugares para Artesãos.

As candidaturas estão abertas até ao dia 9 de junho, através do preenchimento de formulário próprio disponível no Gabinete de Atendimento Geral da Câmara Municipal de Ílhavo e nos Polos de Leitura da Biblioteca Municipal na Gafanha da Nazaré (Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré, Rua Prior Guerra), e na Gafanha do Carmo (Edifício Socioeducativo).

A edição deste ano desenrola-se de 9 a 13 de agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e vai incluir o Concurso Gastronómico “O meu Bacalhau é melhor que o teu”.

O concurso, realizado em parceria com a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro, destina-se a público não profissional e tem por base a apresentação de um prato principal cuja ingrediente principal é o Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa ou um ou mais dos seus derivados, valorizando-se a utilização de produtos endógenos da Região de Aveiro.

As candidaturas realizam-se até 30 de junho, sendo este o período em que os candidatos deverão submeter as suas receitas através do envio do formulário de inscrição, acompanhado de um vídeo de mostra da elaboração da receita. A primeira fase eliminatória será realizada por um Júri composto por três técnicos da área de Hotelaria e Restauração.

Os concorrentes que passem à segunda fase serão votados online na página do Facebook do Festival do Bacalhau, através da exposição do vídeo e receituário submetido, até às 17h00 do dia 4 de agosto.

O concorrente mais votado será o vencedor e será convidado a apresentar a sua receita, no decorrer do Festival do Bacalhau 2017, no Pavilhão Terra e Mar (em data a definir), e será ainda premiado com 300,00 euros e um voucher de estada de uma noite para duas pessoas no Hotel Montebelo, Vista Alegre.