Festas em honra de São Gonçalinho começam hoje no Bairro da Beira Mar.

2019-01-10 10:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A festa em honra de São Gonçalinho arranca esta quinta para mais uma edição.

Missa ao final da tarde e lançamento de cavacas, às 20h, para começar a programação.

Uma festa centrada no bairro da Beira-Mar com mais animação, mais palcos e na expetativa de receber mais gente.

O Bairro da Beira-Mar vai estar em festa até 14 de Janeiro de 2019 e no cartaz estão nomes como Moonshiners (10 Janeiro) “Jafumega” (11 de Janeiro), “Os Azeitonas” (12) e os aveirenses Ela Vaz e Rui Oliveira com a Banda Sinfónica de Aveiro (13).

A animação no último dia, segunda (14), estará a cargo de Mundo Novo. As tunas de Aveiro têm lugar garantido no programa mantendo a tradição.

As festas de São Gonçalinho, conhecidas pelo lançamento de cavacas, arrancam esta quarta e os momentos altos serão no domingo, dia 13, com Missa e Procissão.

Uma das novidades é a realização de procissão pelas ruas da Beira-Mar. A procissão procura inserir-se no tema deste ano da Paróquia e Diocese - “Vocação Batismal, caminho de santidade”.

Parte da Igreja Matriz como elemento que faz a ligação à Comunidade Paroquial e à Igreja Mãe onde acontecem os batismos. A partir desse ponto a procissão parte para São Gonçalo.

Quanto aos palcos estarão em diferentes locais. O palco principal mantém-se no Rossio. Está criado um segundo palco no Mercado do Peixe e um terceiro espaço, o Largo da Capela. A própria Capela será palco de algumas atividades.

O Juíz, Ricardo Paulo, faz o apelo a uma vivência da festa que coloque os momentos religiosos (com áudio)