Festas em honra de São Gonçalinho arrancam esta noite.

2016-01-07 10:16

Categoria: 

Concelho: 

Arranca hoje a edição de 2016 das Festas em Honra de São Gonçalinho. A partir das 18h00 há Celebração da Palavra com a participação do Coro composto por Mordomos e Mordomas de São Gonçalinho. O fogo assinala o início dos festejos às 18h45, seguindo-se às 21h45 concertos da Tuna Feminina da Associação Académica e da Tuna Universitária de Aveiro. Pouco antes da meia-noite há fogo-de-artifício e concerto com DJ Gonçalo Araújo.

O mau tempo é o fator que causa maior instabilidade e a mordomia decidiu instalar uma tenda de 20x40 metros, à frente do palco dos espetáculos. A Câmara deu autorização desde que garantidas todas as condições de segurança e acessibilidade de emergência e cargas e descargas.

A autarquia assume as festas como “um dos principais momentos festivos do Município de Aveiro” e revela que a cooperação com a Mordomia de São Gonçalinho permitiu angariar alguns patrocinadores, isenção de taxas e entregar pela primeira vez a cobrança da venda ambulante da Festa à Mordomia.

As Festas de São Gonçalinho inserem-se no programa alargado da iniciativa “Boas Festas em Aveiro”, contando com um programa até segunda-feira. Nos principais concertos deste ano estarão Expensive Soul (8), Ana Moura (9), Jorge Palma com Orquestra Sinfónica (10) e Quim Barreiros (11).

A Câmara Municipal de Aveiro e a Mordomia de São Gonçalinho lançam uma nova edição do “Papa Cavacas” com o título “Papa Cavacas – Procura Namorada Pelo Bairro da Beira-Mar”. Destinado ao público infantil, o livro será apresentado no Largo da Igreja de São Gonçalinho nos dias 8 e 11 de janeiro pelas 10h30.

A biblioteca pretende envolver a comunidade (leitores e não leitores) a participar na realização de uma exposição de ramos alusivos à festa de S. Gonçalinho executados com materiais que de alguma forma estejam ligados ao livro. O material entregue ficará exposto na Biblioteca Municipal de 11 a 31 de janeiro. “Com livros, cavacas e ramos, ao São Gonçalinho vamos!!” é o nome da exposição.

Na edição deste ano importa também destacar a iniciativa “Aveiro, sabores com tradição – mostra gastronómica” que decorre até ao próximo dia 12 de janeiro, envolvendo os restaurantes de Aveiro nas Festas de São Gonçalinho.