Festas de São Gonçalinho arrancam com música das Tunas e fogo de artifício.

2017-01-06 09:22

Categoria: 

Concelho: 

Já não há cavacas. Pelo menos as encomendas que a mordomia poderia receber esgotaram. Agora só nas bancas dos vendedores, que se encontram no bairro da Beira-Mar, em Aveiro, será possível adquirir cavacas para lançamento nos festejos em honra de São Gonçalinho.

O primeiro dia de festa arranca, esta sexta, às 18h, com a “Celebração da Palavra”. Segue-se o fogo de abertura dos festejos e a atuação da Tuna Feminina e Tuna Universitária de Aveiro.

Há fogo de artifício, à meia noite, e espetáculo musical com Gonçalo Araújo. 

O programa prevê a atuação de grupos locais e no sábado à noite espetáculo com Amor Electro.

A festa promove os valores locais e a Aveiro Free Walking Tour, em conjunto com a Mordomia de São Gonçalinho, organiza este sábado um Walking Tour (Passeio a pé) pelas ruas do Bairro da Beira Mar com o tema "São Gonçalinho".

Trata-se de uma visita guiada, a pé, onde serão passadas informações sobre o Bairro, o Santo, a Capela, tradições e costumes sobre o Santo e a festa.

Aveiro destaca a Festa de São Gonçalinho como um dos momentos altos para o turismo na região e a autarquia diz que é motivo de “parceria estratégica” com a mordomia.

Assumidas pela Câmara Municipal de Aveiro como um dos principais momentos festivos do Município de Aveiro, e um evento de “relevante interesse municipal”, as Festas de São Gonçalinho são encaradas como “momento de elevado valor religioso, social e cultural”.

A “colagem” da passagem de ano às festas no Bairro da Beira-Mar é o sinal dado pelo Município que afirma ter angariado alguns patrocinadores, entregue a cobrança da venda ambulante da Festa à Mordomia e isentado de taxas de licenciamento a respetiva Festa, além de vários apoios de logística.