Festas da Cidade e Semana do Enterro unem esforços e acertam agendas.

2015-04-27 17:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Duas festas pelo preço de uma. As festas do Município de Aveiro vão cruzar-se com a Semana do Enterro e Associação Académica e Câmara de Aveiro unem esforços para poupar na fatura e conseguir responder aos festejos de forma integrada. “É inédito um presidente de Câmara e um presidente de associação académica juntarem-se para partilhar as festas da cidade e o fecho do ano académico. A minha cultura diz-me que isto é um ato original para fazer a apresentação conjunta”, começou por destacar Ribau Esteves na apresentação conjunta.

A aproximação tem sido bandeira de mandato do autarca que procura uma ligação mais efetiva. “Agradeço ao André Reis e ao Reitor esta capacidade crescente do Município ter mais universidade e a universidade ter mais cidade. Queremos ganhos de causa crescentes. Estes ajustamentos de data permitiram rentabilizar as estruturas que temos. Temos que baixar custos totais e terminando com gastos que são dispensáveis num país que tem que por de lado gastos dispensáveis. Como costumo dizer temos que ter mais juízo a gerir o dinheiro”.

Na agenda das festas que se prolongam pelo mês de Maio os destaques vão para uma reunião de Câmara fora dos paços do concelho no dia 6 de Maio em Eirol, para a neon run com corrida e caminhada, espetáculo de grupos folclóricos no palco do cais da Fonte Nova, o lançamento de um livro de Monsenhor João Gaspar sobre os Bispos de Aveiro (dia 11) e à noite o primeiro momento conjunto com a oferta de um concerto proporcionado pela AAUAV.

Terça, dia 12, há uma dimensão religiosa com missa na Sé, às 10h, e a procissão às 16h. Ao final da manhã haverá uma sessão solene evocativa com condecorações a personalidades. A temática no ano passado foi em torno da UA e este ano será sobre a Princesa Santa Joana e os valores guardados pelo Museu. “Nesse dia apresentaremos dados sobre o futuro do museu e nessa altura lançaremos a celebração dos 500 anos do Foral de Aveiro”.

Dia 16 de Maio haverá ações em parceria com o Sporting de Aveiro com a regata Santa Joana e uma palestra da ADERAV. À noite há momento evocativo na praça Melo Freitas.

André Reis, presidente da Associação Académica da Universidade, fala no regresso da Semana do Enterro ao centro depois de 7 anos no Estádio Municipal. “É um processo exigente mas conseguimos concretiza-lo. A Reitoria, a AAUAV e a CMA estão satisfeitas por isso acontecer. A vinda para a cidade torna a semana académica mais próxima e a logística mais económica. O parque de feiras é o local de referência. É a prova de como pequenas decisões políticas podem ser significativas”.

André Reis sublinha que o programa foi desenhado com esse sentido. “O programa é vasto e pretende marcar esta ligação à cidade. Foi por isso que nos disponibilizámos para o concerto de segunda-feira, dia 11, e também para a partilha de recursos”.

“Temos mudanças na programação cultural fruto da perspetiva conjunta com a Câmara. Vamos partilhar momentos na zona do centro de congressos. A serenata à ria vai ser neste palco do cais da Fonte Nova. Será no dia 10 de Maio. O desfile que encerra a semana no dia 14 irá terminar aqui nesta rua em frente ao Centro de Congressos. Acredito que será local onde poderemos estar por mais anos. Trazemos pessoas de todo o país e milhares de pessoas vão passar por cá. A missa de bênção decorre no domingo às 10h. É uma novidade no programa”.

Com menos um dia, a semana vai de 8 a 14 de Maio, as entradas custam 38 euros para sócios da AUAV para todas as noites. A cada entrada diária o preços é de 10 euros para estudantes e 12 euros para não estudantes”.

Anselmo Ralph, Boney M, Jimmy P, Tiago Bettencourt, Buraka Som Sistema e Dj´s internacionais são algumas das principais apostas do cartaz.  “Temos orgulho nesta cidade. É a nossa casa. O nosso percurso cá é importante. Queremos continuar”.

As festas custam 350 mil euros e a Câmara de Aveiro assume que a parceria é financeiramente atrativa. "Gastamos uns 350 euros", disse Ribau Esteves salvaguardando o apoio em logística.