Festa da Vista Alegre promete animação no terreiro.

2019-06-26 08:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Contagem decrescente para a festa da Vista Alegre em honra de Nossa Senhora da Penha de França.

O lugar da Vista Alegre vai estar em festa entre 5 e 8 de Julho.

A popular Festa da Vista Alegre em honra da Nossa Senhora da Penha de França, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, está centrada no Terreiro do Lugar da Vista Alegre.

No dia de abertura, 5 de julho, a Festa da Vista Alegre dá primazia à “prata da casa” com a atuação do Grupo Teatro Ribalta, companhia que integra muitos colaboradores da fábrica de porcelana e que é sucedâneo das primeiras companhias teatrais formadas há décadas pelas gentes da Vista Alegre. Este ano o “Ribalta” estreia uma nova peça, “O Gato”, que será levado à cena às 22 horas no emblemático e recém-restaurado Teatro Vista Alegre.

A manhã de sábado, dia 6 de julho, começa com o hastear da bandeira da Fábrica Vista Alegre, seguida dos “Jogos do Hélder”, jogos tradicionais, interativos, vocacionados para toda a família.

Entre as 11h e as 19 horas os interessados podem viajar no “comboio turístico”, numa viagem de conhecimento pelo Bairro da Vista Alegre.

Às 16 horas é a vez dos pequenos atores do Teatro Ribalta mostrarem o que aprenderam na escola de teatro. Com entrada livre, e para maiores de 3 anos, será apresentada a peça “Na Terra do Nunca”.

A componente mais “radical” também preenche o dia com insufláveis para os mais novos, bem como o desporto com a disputa a partir das 18 horas do jogo de futebol de 11 entre as equipas de veteranos do Sporting Clube da Vista Alegre e do Futebol Clube do Porto no Campo da Vista Alegre.

A noite de 6 de julho é dedicada à música portuguesa com Tiago Bettencourt que atuará a partir das 22h.

Para domingo, dia 7 de julho, está reservado um dos momentos que as “gentes” da Vista Alegre mais veneram com a celebração da Missa, às 11 horas, na Capela de Nossa Senhora da Penha de França, seguida, pelas cinco da tarde, da Procissão em Honra da Padroeira que percorrerá o Lugar e o interior da própria fábrica de porcelana.

À noite, Matay sobe ao palco para um concerto musical. O cantor cabo-verdiano, finalista do último Festival RTP da Canção, é outro dos nomes de peso da Festa da Vista Alegre 2019.

A encerrar o programa de animação, segunda-feira, dia 8 de julho, o palco está reservado para o concerto de “Cairo”, uma banda de covers de rock, oriunda de Viseu, que homenageará as grandes lendas da música rock, dos anos 80 até à atualidade.

Durante os 4 dias da festa há exposições no Museu Vista Alegre, a instalação referente à 1ª edição do “Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana” e vendas com descontos.