Feira Nacional do Mirtilo volta a Sever do Vouga de 23 a 26 de junho.

2016-06-14 16:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Sever do Vouga volta a acolher a Feira Nacional do Mirtilo entre os dias 23 e 26 de junho. Ao longo dos quatro dias desta que será a 9.ª edição do evento são esperados na “Capital do Mirtilo” várias dezenas de milhar de visitantes que poderão apreciar os cerca de uma centena de expositores presentes e participar nas inúmeras atividades propostas pela organização.

A Feira Nacional do Mirtilo, uma organização da Câmara Municipal de Sever do Vouga, que se realiza no Parque Urbano da vila, um espaço verde no centro de Sever do Vouga, continua a ter entrada gratuita e volta a aliar um programa direcionado a profissionais da fileira do mirtilo a um programa de animação com propostas para toda a família.

Na componente profissional, destaque para as cerca de duas dezenas de empresas presentes, todas ligadas à fileira do mirtilo e dos pequenos frutos, e ao programa de palestras técnicas que se estende pelos dias de sexta e sábado (24 e 25 de junho). Para tal, a organização preparou este ano uma tenda específica para estas palestras, situada junto ao setor dos expositores técnicos. Será também nesta Tenda Técnica que se irá realizar a cerimónia de inauguração da Feira Nacional do Mirtilo, no dia 23, pelas 11.30 horas, e que contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Visitas técnicas a pomares de mirtilos e ao Campo Experimental de Pequenos Frutos da Agim também fazem parte da componente profissional da Feira Nacional do Mirtilo.

Relativamente à animação da Feira, as propostas são muitas e variadas, desde a animação musical diária com bandas e DJ’s, com destaque para Quim Barreiros e a DJ Mendinha (Rita Mendes), ambos no dia 26 à tarde, showcookings diários para crianças e adultos (destaque para a presença da chef Ann-Kristin no dia 26), animação itinerante pelo recinto, animação infantil, comboio turístico, apanha do mirtilo, desfile das crianças dos jardins-de-infância do concelho, vários eventos desportivos e gastronomia. Destaque ainda para uma Feira do Livro, a decorrer no recinto, e às visitas gratuitas ao Museu Municipal de Sever do Vouga, situado nas proximidades e que estará aberto nos dias da feira.

Relativamente à área de exposição, a Feira Nacional do Mirtilo dividiu os cerca de 100 expositores presentes em vários setores: produtores e comercializadores de fruto e viveiristas, expositores técnicos, artesanato, gastronomia e bares.

A organização da Feira Nacional do Mirtilo coloca ao dispor dos visitantes dois parques de estacionamento: um na entrada Sul da vila e outro na entrada Norte, na Zona Industrial dos Padrões. A organização vai colocar ao dispor dos visitantes o “Mirtilo Bus”, um transporte gratuito que irá fazer a ligação entre estes dois parques de estacionamento e o recinto da Feira Nacional do Mirtilo e que irá funcionar continuamente. O local de paragem do “Mirtilo Bus” estará devidamente assinalado junto aos parques de estacionamento e numa das entradas da Feira. Pretende-se melhorar substancialmente as acessibilidades ao evento, facilitar o acesso à Feira e reduzir o congestionamento de trânsito que afeta Sever do Vouga nos dias da Feira Nacional do Mirtilo.

Como habitualmente, a Feira Nacional do Mirtilo abre com o Desfile dos Mirtilitos, no dia 23 de junho, às 10.30 horas. Este ano, serão cerca de 350 crianças de todos os jardins-de-infância, creches e ATL do concelho de Sever do Vouga que, com as fantasias feitas por eles, vão dar um colorido especial às ruas do centro da vila. Como não poderia deixar de ser, o tema do desfile é o mirtilo e está lançado o mote para que a edição de 2016 da Feira Nacional do Mirtilo seja inaugurada da melhor forma.

Sever do Vouga vai acolher a 91.ª edição do Ignite Portugal. O evento está inserido na programação da Feira Nacional do Mirtilo e vai decorrer no dia 25 de junho, a partir das 19.30 horas, na Tenda Técnica da Feira Nacional do Mirtilo. Ignite Portugal é um conjunto de eventos abertos à participação de todos e giram em torno de apresentações sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia, em que os apresentadores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos. Quem quiser partilhar uma ideia, uma história, uma curiosidade, uma teoria, uma experiência, uma paixão, etç, pode fazer ainda a sua inscrição. Pretendem-se candidatos com apresentações interessantes e originais, que não vendam nenhum tipo de negócio e que queiram fazer intervenções únicas e divertidas para inspirar as pessoas. A verba adquirida com a venda dos bilhetes reverte para uma instituição de caráter social do concelho de Sever do Vouga. A organização está a cargo da Agim, Casa de Severi e Forinova/Segmaz.