Feira do Mirtilo inicia a 10ª edição no parque urbano de Sever.

2017-06-29 08:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 10.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo abre portas esta quinta em sever do Vouga.

O Festival de Cinema, o Ciclo de Música Clássica e uma área dedicada à Street Food são algumas das novidades na edição deste ano que se prolonga até domingo no parque urbano de Sever do Vouga.

Os 10 anos do evento vão ser assinalados sob o lema “10 anos, 10 sabores”, tendo a organização, a este propósito preparado uma seleção de 10 variedades de mirtilo, devidamente identificadas, que os visitantes poderão provar gratuitamente.

O Festival Guitarras Mágicas vai este ano para a 5.ª edição. O concerto de abertura terá lugar na Igreja Matriz de Talhadas e designar-se-á “O Futuro Hoje”, enquanto que o segundo concerto decorrerá na Igreja Matriz de Couto de Esteves. Para o CAE de Sever do Vouga está marcado o concerto de Pedro Caldeira Cabral, a 1 de julho, o nome mais importante da guitarra portuguesa no contexto erudito.

Outra inovação da Feira Nacional do Mirtilo 2017 será a criação de uma nova zona gastronómica, dedicada à street food, que também servirá de apoio mais direto à área de expositores técnicos e aos participantes nas várias palestras e eventos a decorrer na Tenda Técnica.

Esta aposta na área técnica, destinada ao visitante profissional, vai continuar este ano. Assim, além de um número significativo de empresas presentes como expositoras, o programa de palestras técnicas contempla a apresentação de novos túneis Haygrove criados especificamente para o mercado português (quinta-feira à tarde), uma palestra sobre fertilização nos pequenos frutos (sexta à tarde) e um colóquio dedicado à inovação (sábado à tarde).

Visitas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos da Agim e a pomares de mirtilos do concelho mantém-se como parte integrante do programa. Há área de produtores de fruto e viveiristas.

Na animação musical destaque para o espetáculo de Patrícia Vasconcelos (quinta à noite), desfile de moda (sexta à noite), Susana Baca, cantora peruana vencedora de dois “grammy’s” latinos (sábado à noite), Pedro Caldeira Cabral (sábado à noite) e “As músicas da Sónia”, espetáculo infantil e para toda a família, com Sónia Araújo (domingo à tarde).

A Feira abre portas às 10h e a cerimónia de inauguração acontece às 11h00 na Tenda Técnica.