Feira de Março: Carrosséis estão garantidos no certame após acordo entre autarquia e empresários do sector. "Ribau Esteves é um grande homem" - Luis Fernandes.

2017-03-21 15:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação Portuguesa de Empresas de Diversão garante presença na Feira de Março com instalação imediata dos carrosséis. A Feira começa no sábado e vai ter carrosséis, após um acordo entre a autarquia e os empresários do sector.

Os empresários e a Câmara de Aveiro acordaram um desconto de 10% nas taxas, à espera que o Governo reclassifique a atividade como cultural, reduzindo a taxa de IVA de 23 para 13%.

Ribau Esteves colocou-se ao lado dos feirantes. Diz que a reclamação "é justa" e continua sem resposta do Governo que está a arrastar a questão. "O pior que a vida tem é fazer de conta que não existem problemas. Na verdade há problemas e não foram tomadas decisões que já deveriam ter sido tomadas", disse. "Substituímos o Governo nesta medida que entendemos justa", referiu, adiantando que "o acto político é de crítica ao Governo porque não decidiu nada e mantém este regime de IVA incorreto. A nossa decisão é um compromisso para com a Associação, de ajuda". A Câmara de Aveiro esperava receber 110 mil euros de taxas e, assim, vai receber um pouco menos (99 mil euros). Para Ribau Esteves, o desconto será aplicado "caso o Governo não tome uma decisão até sexta-feira". A Câmara assumiu, entretanto, a diferença financeira exigida pelos empresários junto do poder central.

Ainda assim os empresários dizem estar preparados para devolver o dinheiro caso o Governo assuma que altera a classificação para atividade cultural a pensar no próximo Orçamento de Estado. Luís Paulo Fernandes assume que devolve o dinheiro poupado nas taxas. (com áudio)

O representante da Associação deixou ainda palavras de elogio público ao autarca de Aveiro pela forma como assumiu as suas posições. Emocionado disse que a "atitude solidaria" de Ribau Esteves "é rara". "Não estamos habituados a ouvir em público palavras como as de Ribau Esteves. É um homem com elevação muito rara, um grande homem", vincou.

O Primeiro-Ministro e o Presidente da República estão convidados para a cerimónia de abertura mas ainda não confirmaram a sua presença em Aveiro.