Feira da Saúde mobilizou comunidade educativa de Ovar.

2016-05-03 07:24

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro esteve de portas abertas a toda a comunidade educativa para mais uma edição da Feira da Saúde, no dia 26 de abril, organizada em parceria pela Associação de Pais e pelo Projeto de Educação para a Saúde (PES).

Para além dos alunos e pais presentes, o certame teve a visita dos alunos da Cercivar e de representantes dos órgãos autárquicos, nomeadamente de Bruno Oliveira, Presidente da União de Freguesias de Ovar, S. João, S. Vicente Pereira e Arada, e de Domingos Silva e de Ana Cunha, Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Ovar, respetivamente, que manifestaram publicamente o apreço pela dinamização daquele espaço escolar, em resultado da dimensão da iniciativa realizada.

Esta edição contou com a participação de um número superior a vinte instituições diretamente ligadas à área da saúde, com um programa repleto de diversas atividades: exposições, palestras, despistes, rastreios, atividades físicas e de bem-estar, massagens terapêuticas e de relaxamento, sem esquecer as apresentações de “cocktails” sem álcool, um espaço que muita procura concitou, particularmente junto dos alunos.

De acordo com a equipa coordenadora do PES, “cada edição prova, e cada vez mais, o cumprimento dos objetivos definidos”, isto porque se torna muito importante “disponibilizar diversificada informação sobre a prevenção de doenças. Para mais, o nosso maior desafio é o de promover o esclarecimento dos alunos, para que saibam valorizar a saúde em todas as vertentes”.

No rescaldo destas atividades, Manuel Guilherme Enguião, Presidente da Associação de Pais, afirmou ser esta “uma iniciativa a manter, no próximo ano, embora possa ficar sujeita a um reajuste de datas”, sobretudo por via da “elevada procura de profissionais de saúde para este tipo de ações”.

Num gesto de profundo agradecimento pela participação no certame, a Associação de Pais e os docentes responsáveis do PES ofereceram lembranças às entidades e instituições presentes, manifestando o apreço pela colaboração concedida e pelo desejo de novas realizações conjuntas.

Esta 4ª edição da Feira da Saúde foi a mais participada e aquela em que se sentiu a comunidade mais envolvida.  

Texto e fotos: Hélder Ramos e José Sá