Federação de associações juvenis quer cumprir "carta da cidadania".

2016-06-09 07:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro realizou o 14º Encontro das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro em Vila de Arouca com a eleição de novos órgãos sociais. É a estrutura que lidera o Associativismo Juvenil do Distrito, agrupando mais de 100 Organizações Juvenis que, nas suas comunidades e regiões, promovem a música, o desporto, a cultura, a defesa do ambiente e património.

Este encontro, de homenagem a antigos dirigentes da FAJDA tais como Victor Mendes, Óscar Brandão, José Carlos Coelho, Gomes Ferreira, Ana de Jesus, António Jorge Brandão de Pinho e José Vaz, juntou cerca de 150 jovens e dirigentes associativos juvenis de todo o distrito.

No primeiro dia dos trabalhos foi discutido o Documento Estratégico Aveiro JOVEM 2020 que incluí a Carta da Cidadania e que é um documento que terá 20 medidas práticas de participação juvenil, tendo como objetivo posteriormente, promover a sua assinatura e consequente aplicação por parte dos Municípios do Distrito de Aveiro, até ao ano 2020, tornando-se num verdadeiro Pacto para a Cidadania e contribuindo, assim, para uma efetiva participação dos jovens na vida local e comunitária.

A principal fonte de inspiração para este projeto é a carta europeia revista sobre a participação dos jovens na vida local e regional, publicada pelo Conselho da Europa em 2003.

No encerramento do Encontro onde participaram Paulo Tomáz, Adjunto do Secretário de Estado da Juventude; Carlos Pereira do Conselho Diretivo do IPDJ; Margarida Belém, Vice Presidente da Câmara Municipal de Arouca, e Davide Garcia, Vice Presidente da FNAJ, tomaram posse os novos Órgãos Sociais da FAJDA que foram eleitos em Lista única no dia anterior com a unanimidade das 44 associações presentes (num universo de cerca de 100 associações filiadas), tendo sido as eleições mais participadas de sempre.

Rafael Vaz, atual presidente do Grupo de Jovens A Tulha do Concelho de Ílhavo, foi eleito Presidente da Direção sendo acompanhado por Nuno Ribeiro – Juventude de Sanguedo(Feira); Ana Filipa Teixeira – URATE (Carregosa,Oliveira de Azeméis); Miguel Pinto - Grupo Desp Cult e Rec de Mozelos(Feira); João Coelho – Associação Académica de Cambra (Vale de Cambra); Soraia Ferreira - Fogueteiros de Arada(Ovar); Inês Daniela Duarte – Escolíadas(Mealhada); Hugo Azevedo – ADELMA(Arouca) e Jorge Luís Lopes - Ass.Cult.Social de Couto Esteves(Sever do Vouga).

Na Assembleia Geral o Presidente José Carlos Coelho - AJC - Assoc. Jovens de Cambra (Vale de Cambra) é acompanhado de Ana Cristina Martins - Conjunto Etnog. de Moldes(Arouca); Cátia Camisão - Cine Clube de Arouca; Hamilton Trindade - ASSECOM-CA Aveiro; Jorge Silva Pinto – D’Orfeu( Águeda) e Pedro Veiga - Assoc.Amigos Música de Anadia.

No Conselho Fiscal o Presidente Diogo Simão G. B. Teixeira (Arouca) é acompanhado de Vítor Gomes - Sol Nascente(Castelo de Paiva); Júlia Mortágua - Cine Clube Avanca(Estarreja); Márcio Ferreira - Ass.Juvenil Oianense(Oliveira do Bairro); Mariana Azevedo - Ecos Urbanos(São João da Madeira) e Leandro Gonçalves do NAC-Núcleo Atletismo Cucujães(Oliveira de Azeméis).