Faleceu José Girão Pereira antigo Presidente da Câmara de Aveiro. Cerimónias fúnebres começam esta sexta-feira. (notícia actualizada)

2015-04-23 09:57

Categoria: 

Concelho: 

Faleceu José Girão Pereira.

O carismático Presidente da Câmara de Aveiro que liderou a autarquia durante 18 anos, entre 1977 e 1994, faleceu aos 77 anos. Na autarquia sucedeu a Flávio Sardo tendo um trajeto marcado pela infraestruturação do Município e pela recuperação de edifícios emblemáticos como a antiga Fábrica Campos onde hoje funcionam os serviços da autarquia. Foi o primeiro Presidente da Câmara, eleito após o 25 de Abril, faleceu esta quinta-feira em Aveiro.

Natural de Vouzela, Girão Pereira nasceu no dia 1 de Março de 1938.

Na carreira política foi também Deputado e Eurodeputado do CDS e terminou a carreira política reconhecido como um "senador" do Partido a quem é devido muito do peso alcançado pelo CDS na Região de Aveiro. Foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República em Fevereiro de 2010.

As cerimonias fúnebres começam esta sexta-feira. O corpo estará em Câmara Ardente das 10h00 às 22h00 no Quartel dos Bombeiros Velhos de Aveiro. Sábado, às 09h00, sairá o cortejo do Quartel dos Bombeiros Velhos para a Igreja da Misericórdia (Aveiro). Às 10h30 realiza-se uma Missa, na Igreja da Misericórdia. Após a cerimónia o funeral prosseguirá em Cambra de Baixo (Vouzela), sua terra natal.