Fábrica da Ciência em formação nos Açores.

2018-09-18 11:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva dinamizam programa de divulgação de ciência nos Açores.

Essa ação decorreu no fim de semana e incluiu um show de ciência, uma ação de formação para professores e um workshop maker para público geral.

Esta viagem surgiu a convite do Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores, no âmbito dos projetos de colaboração da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

Esta participação enquadrou-se ainda na medida da Direção Regional de Ciência e Tecnologia para “Implementação de iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica”, tendo o Expolab promovido a ida do show de ciência “Física Viva” da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, como ação de abertura do ano letivo, num evento ímpar de promoção da cultura científica.

Física Viva é um espetáculo de ciência que convida a experimentar algumas das fascinantes aplicações da Física. Com base num discurso simples, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa.

O espetáculo inicia-se com uma apresentação de luz LASER e cor, e percorre vários ramos da Física, como Ondas, Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo.

Este espetáculo resulta de uma adaptação do “Show de Física” do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, desenvolvido por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo.

Como iniciativa complementar, a Fábrica promoveu uma ação de formação para professores na área da Holografia, e ainda o workshop maker “Desafios elétricos” dedicado a famílias, que decorreram ambos nas instalações do Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores.