Fábrica da Ciência celebra 12 anos de atividade e abre portas à comunidade.

2016-06-30 14:12

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Ciência celebra, esta sexta, o 12º aniversário de atividade dedicada à promoção da divulgação científica com um programa especial. É Dia Aberto, das 10h às 20h, e partir das 17h30, haverá um programa especial com apresentação do livro “Quintas da Ria I”, Feira de ciência e a atividade de música e ciência “Todos ao Ensaio!”.

O evento ficará ainda marcado pela inauguração do novo espaço maker DÓING – Oficina Aumentada. O brinde está marcado para as 18h.

A Fábrica é um Centro Interativo de Ciência que resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva). Este Centro Ciência Viva foi instalado na antiga Fábrica de Moagens Aveirense, complexo de edifícios e silos, cujo proprietário é a Universidade de Aveiro. Desde 2009 que, para além da UA e da CV, também é parceira da Fábrica a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a qual é constituída por 11 Municípios.

A Fábrica tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica e a disseminação e difusão do conhecimento. Para cumprir as metas anuais, a Fábrica assenta a sua operação no desenvolvimento do programa de visitação, nas prestações de serviços e programas itinerantes e no desenvolvimento e comercialização de produtos como exposições, laboratórios, módulos interativos, sistemas de projeção 3D, módulos “touch screen”, kits e Centros de Ciência.

“Tem sido uma longa viagem de trabalho cívico na área da comunicação de ciência, sempre executado com grande dedicação e profissionalismo por esta equipa de 36 pessoas, à qual se soma um conjunto de centenas de colaboradores da Universidade de Aveiro e de outras entidades. A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro é o produto do trabalho de todas estas pessoas e da forma como o público se envolve na sua programação”, declarou Pedro Pombo, Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em nota divulgada esta semana.