Fábrica da Ciência acolhe evento SOS Azulejo.

2015-05-06 08:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Ciência acolhe o evento “SOS Azulejo” que sensibiliza população para a preservação do Património Azulejar da Região de Aveiro. Há iniciativas em todo o país para sensibilizar a população para a preservação e conservação do Património Azulejar português. Em Aveiro, numa iniciativa da Universidade de Aveiro, Fábrica Centro Ciência Viva e Câmara Municipal de Aveiro com as escolas locais, será celebrada uma festa do azulejo no contexto da “Ação Escola” promovida pelo “Projeto SOS Azulejo”.

O programa tem início com uma Feira de Ciência, Artes e Ofícios sobre o tema azulejo, com apresentação dos trabalhos dos alunos das escolas envolvidas no projeto, seguida da inauguração da Exposição “O azulejo de Aveiro – memórias, fábricas e padrões” e terminará com o Café de Ciência “Aveiro&Azulejo”.

O Projeto “SOS Azulejo”, criado em 2007, é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária, e tem como base a preservação do Património Azulejar Português face aos casos preocupantes de furto, vandalismo e incúria.

A Universidade de Aveiro (UA) como parceira do Projeto SOS Azulejo, tem desenvolvido ações de investigação no domínio da conservação e restauro de fachadas azulejares, com enfoque nos séculos XIX e XX, resultando em teses de mestrado e doutoramento aplicadas, permitindo estabelecer bases ao nível de técnicas e materiais a utilizar nas ações de conservação.

Face à importância do Património Azulejar Português, com características ímpares a nível internacional, é de destacar a manifestação particular deste património na Região de Aveiro, cujos centros urbanos exibem ampla diversidade de cores e padrões.