Fábrica celebra Dia Internacional da Imunologia.

2019-04-29 08:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro, em coordenação com a Sociedade Portuguesa de Imunologia, juntam-se à celebração do Dia Internacional da Imunologia, que tem como objetivo mostrar ao público em geral a importância da Imunologia na nossa saúde e bem-estar, dando a conhecer a investigação feita em Portugal nesta área científica.

A decorrer, esta segunda, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, o programa inclui atividades que pretendem guiar os visitantes numa viagem pelo mundo da Imunologia.

Nesse dia, de norte a sul do País, são oito os centros de investigação que se associam à Sociedade Portuguesa de Imunologia com atividades para o público assinalando o Dia Internacional da Imunologia e dando a conhecer a investigação que se faz nesta área.

Diariamente, mais de 250 cientistas em Portugal procuram compreender como funciona o sistema imune, como é regulado e como interage com os outros sistemas.

No Dia Internacional da Imunologia, vão discutir estes e outros tópicos com o público. A investigação básica na área da imunologia está na origem dos inúmeros avanços biomédicos que permitem que tenhamos hoje em dia uma vida mais longa, com menos mortes causadas por doenças infeciosas e melhores tratamentos para doenças auto-imunes, alergias e cancro, entre outros.

Na Fábrica as atividades arrancam às 10h com observação de sangue ao microscópio, extração de ADN e realidade virtual numa viagem pelo sangue.

A iniciativa destina-se ao público escolar (do Pré-Escolar ao Ensino Secundário) e ao público geral.

Ainda no âmbito do Dia Internacional da Imunologia, vai decorrer no dia 3 de maio, às 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, o Café de Ciência “A Imunoterapia para tratamento do cancro”, onde o painel de convidados irá discutir imunoterapias que são utilizadas atualmente ou que estão a ser desenvolvidas, tanto do ponto de vista clínico como com a visão da mais recente investigação na área.

O painel de convidados conta com Gisela Ferreira, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Bruno Neves e Catarina Almeida (Moderadora), do iBiMED e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro. A entrada é livre.