Fábrica acolhe debate sobre incêndios.

2017-11-25 08:38

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Ciência acolhe um debate nacional sobre os incêndios. “Guerra do fogo: a ciência ao serviço da floresta” é o mote para a reflexão, este sábado, entre as 15h30 e as 17h.

“A Guerra do Fogo” é uma iniciativa da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Portugal continental é um território de grande densidade florestal, sendo os incêndios florestais um dos riscos mais prementes para a integridade territorial e a segurança dos cidadãos.

Só nos primeiros dez meses de 2017 arderam 418.000 hectares de florestas, o que corresponde a 4,5 por cento do território nacional, com grave perda de vidas humanas. O conhecimento científico tem respostas contra estes incêndios, podendo garantir ao mesmo tempo o reequilíbrio da floresta e a sua sustentabilidade.

A Rede Nacional de Centros Ciência Viva associa-se às instituições científicas na difusão desse conhecimento e na resposta às questões dos cidadãos sobre os contributos da ciência e da tecnologia para a valorização da floresta e a prevenção dos incêndios florestais.

Na Semana da Ciência e da Tecnologia que termina este domingo, os Centros Ciência Viva contribuem para este debate nacional, aberto à participação pública, com especialistas de várias áreas do conhecimento.

No encontro de Aveiro participam Alfredo Rocha (Departamento de Física da Universidade de Aveiro), Carlos Fonseca (Membro da Comissão Técnica Independente e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro) e Rui Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Vouzela) sob moderação de Alexandra Monteiro (Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro).