Exposição “Os Ílhavos na Grande Guerra” é inaugurada a 6 de Abril.

2015-03-31 19:26

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo vai homenagear os ilhavenses que combateram na I Grande Guerra Mundial através da exposição "Os Ílhavos na Grande Guerra”, que será inaugurada no dia do Feriado Municipal, dia 6 de Abril, pelas 17h30, no Centro Cultural de Ílhavo.

Esta exposição, que estará patente até ao próximo dia 31 de Outubro, "faz uma contextualização da Guerra em termos mundiais, nacionais mas, sobretudo, municipais. Decorridos 100 anos após o início da Grande Guerra, a Câmara Municipal de Ílhavo pretende aproveitar o momento para homenagear os ilhavenses que combateram e morreram no primeiro grande conflito bélico mundial", pode ler-se num comunicado de imprensa.

Durante os últimos meses o Centro de Documentação "desenvolveu uma pesquisa intensiva" nos Arquivos Geral do Exército, Arquivo Histórico Militar, Arquivo Histórico Ultramarino e Histórico da Marinha, "para saber quem foram esses ilhavenses, de que famílias eram, de onde eram naturais, que profissões tinham, como combateram, quem morreu ou foi ferido em combate, entre muitas outras informações", é referido.