Exposição “Os Bispos de Aveiro e Santa Joana” vai ficar patente ao público até dia 21 de outubro.

2018-09-11 15:37

Categoria: 

Concelho: 

A exposição “Os Bispos de Aveiro e Santa Joana” vai ficar patente ao público até dia 21 de outubro.

Inicialmente disponível até 2 de setembro, a mostra foi prolongada até ao próximo dia 21 de outubro, podendo ser visitada no horário de normal abertura do museu (terça a domingo).

Celebrando a passagem de 325 anos sobre a beatificação de Santa Joana, ocorrida a 4 de abril de 1693, pelo Papa Inocêncio XII, a Diocese de Aveiro em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro assinalaram esta data maior com a exposição “Os Bispos de Aveiro e Santa Joana”, a qual inaugurou no passado dia 7 de abril no Museu de Aveiro /Santa Joana.

Abrangendo os três bispos da primeira fase do bispado (1774-1881) e todos os da diocese restaurada, em 1938, com D. João Evangelista de Lima Vidal, a exposição dá nota sobretudo do papel que os Bispos de Aveiro tiveram na dinamização da devoção prestada à padroeira da Cidade e da Diocese, assim declarada em 1965 por bula do Papa Paulo VI, sendo Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade.

Na exposição poderão ser observados retratos, documentos como um “Treslado do Processo de Beatificação”, as “Decretais do Bispado” e a bula papal que designa Santa Joana Padroeira de Aveiro, sinetes, selos, mochos armoriados, a caixa do coche do primeiro bispo, D. António Freire Gameiro de Sousa (1774-1799), diversas relíquias preciosas da Princesa e os báculos, mitras, anéis e cruzes-relicário peitorais dos bispos da diocese restaurada.

Acompanham os objetos textos ilustrativos do papel e/ou ações destes prelados no desenvolvimento do culto e promoção do exemplo de Santa Joana.

Encerrará a 21 de outubro, permanecendo assim disponível para visita a 18 deste mesmo mês, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas, em que se celebra o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, abrangendo ainda o Seminário que se realizará dia 20, “Património Artístico da Igreja – critérios e práticas de conservação preventiva”, o qual terá lugar no Seminário Diocesano de Aveiro.