Exposição assinala segundo aniversário da classificação da pateira como sítio Ramsar.

2015-02-03 09:51

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda comemora o segundo aniversário da classificação da Lagoa da Pateira de Fermentelos e vale dos rios Águeda e Cértima como SÍTIO RAMSAR. Do programa comemorativo destaca-se a exposição que abrirá ao público no próximo dia 6 de fevereiro, às 18h30, no Posto de Turismo de Águeda, e que decorrerá até dia 22 de março, com a colaboração do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a contribuição de particulares nomeadamente de fotógrafos de natureza.

A ideia passa por divulgar os recursos naturais existentes no concelho, em particular a Pateira e algumas das espécies animais que ocorrem, bem como divulgar as atividades ligadas ao turismo da natureza e que podem desenvolver no concelho de Águeda.

A 2 de fevereiro de 2013 a Câmara Municipal de Águeda e o ICNF anunciaram a classificação de três novos sítios RAMSAR em território português, sendo um deles a Lagoa da Pateira de Fermentelos e vale dos rios Águeda e Cértima. Neste dia, em que se comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas - Convenção de Ramsar, e onde se apela à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas, o Município prepara uma exposição dedicada ao Eco-turismo.

A Convenção de Ramsar – Convenção das Zonas Húmidas com Interesse Internacional para as Aves Aquáticas (Convention on Wetlands of International Importance Especially as Waterfowl Habitat”) foi assinada em 1971 na cidade iraniana de Ramsar. Trata-se do primeiro tratado global sobre conservação, assumindo assim um lugar de relevância no panorama internacional e histórico da proteção da natureza. A Convenção entrou em vigor em 1975 e conta atualmente com a adesão de 168 Países Contratantes, entre os quais Portugal.

Foto: Armindo Ferreira