Exercíco militar em Aveiro simula patrulhamento na capital do Kosovo.

2016-03-06 11:42

Categoria: 

Concelho: 

Exercício "Pristina 161" arranca esta segunda e promete alterar a paisagem aveirense com militares nas ruas, um quartel no Estádio Municipal e check points em vários locais da cidade para testar o cenário que será enfrentado em Pristina no Kosovo. Esta simulação será desenvolvida pelo 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista mobilizando um total de 400 homens que vão contar com apoio da PSP para garantir a tranquilidade da população.

A cidade de Aveiro vai ser palco de várias ações militares como patrulhamento, 'chek-point' e controlo de tumultos, no âmbito do exercício "Pristina 161", de preparação para o contingente que vai seguir para o Kosovo.

O exercício "Pristina 161" finaliza a preparação da força portuguesa que vai para o Kosovo, no âmbito das missões da NATO. Tem por finalidade treinar, avaliar e validar o 2BIPara/FND/KFOR no planeamento, execução, comando e controlo de operações táticas, no quadro de missões da NATO no Teatro de Operações do Kosovo, e em condições tão próximas quanto possível das que a força irá encontrará no terreno. É um exercício que faz a avaliação desta força.

Durante o período do exercício militar (7 a 10 de março) poderão ser vistas patrulhas com armamento apeadas e motorizadas pela Cidade de Aveiro; serão realizados “incidentes” devidamente preparados e organizados, cujo objetivo será a recriação de situações reais para teste da capacidade de resposta das equipas militares.

No dia 8 de março (entre as 16h30 e as 18h00) poderão ser registadas algumas perturbações junto ao Estádio Municipal de Aveiro que se repetem na quarta entre as 14h30 e as 18h30 no mesmo local. Nesse mesmo dia, no período entre as 20h30 e as 23h00, está previsto a realização de um exercício militar junto às instalações da Polícia Judiciária (na parte superior do Parque Infante D. Pedro). No dia 10 de março (entre as 9h30 e as 11h00) será realizado um novo exercício junto às instalações da Polícia Judiciária e no período entre as 11h00 e as 12h00 o exercício acontecerá junto ao Estádio Municipal.

Com o objetivo de testar a organização interna de segurança e os procedimentos de evacuação, bem como a estrutura operacional de meios e recursos dos Agentes de Proteção Civil em articulação com os meios militares de intervenção, esta terça haverá simulacro de acidente de viação entre um veículo militar integrado numa coluna de patrulhamento e dois veículos civis, pelas 10h30, na Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, na União de Freguesias da Glória e Vera Cruz (também conhecida por avenida do ISCA).

Para preparação do simulacro acima descrito existirão alguns constrangimentos de trânsito a partir das 9h30. O exercício  militar terminará com um desfile na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no dia 11 de março, pelas 14h00, contando com a participação de 180 militares e 11 viaturas.