Exercício "a terra treme" testa resposta em caso de sismo.

2018-11-04 20:30

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) volta a propor aos Cidadãos a participação no Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico “A terra treme”.

Trata-se de um exercício nacional organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O Exercício visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo.

Esta segunda, às 11h05, o desafio aos cidadãos para uma reação num eventual cenário de crise.

A ação desenrola-se durante 1 minuto, no decurso do qual todos os Cidadãos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam, às 11h05, devem executar os 3 gestos de autoproteção.

Baixar, proteger e aguardar são as três ações consideradas internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Este ano, o Exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

No Distrito de Aveiro há quase 20 000 inscritos nesta iniciativa, sendo que a nível nacional já se ultrapassou a fasquia dos 400 000.

Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, empresas, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia juntam-se à iniciativa.

Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários, outros agentes de proteção civil e representantes do CDOS de Aveiro estarão também no terreno com informação útil.