Exercício " a terra treme" testa alunos sobre comportamentos a ter em caso de sismo.

2017-10-12 20:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A iniciativa de âmbito nacional “A Terra Treme”, inserida nas comemorações do Dia Internacional de Redução das Catástrofes, mobiliza escolas para um exercício que tem a duração de um minuto sobre sismos esta sexta.

Às 10h13 um teste à reação. Para além da prática dos 3 gestos (baixar-proteger-aguardar) o evento procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela quinta vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

"Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho continuado que temos mantido junto do Ministério da Educação, no contexto da Educação para o Risco, destacando-se na campanha deste ano, a nossa atenção para com o público mais infantil, jardins de infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico", refere nota do Codis.

No Distrito de Aveiro, para além da adesão voluntária de escolas e cidadãos, destacam-se o Centro Escolar de Salreu /EB1 Visconde de Salreu (Estarreja) e o Agrupamento de Escolas de Eixo, em Aveiro (EB1 de Eixo, EB1 de Azurva e EB1 de Requeixo) onde serão promovidas as principais ações desta iniciativa, com as presenças dos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil, GNR, Bombeiros Voluntários e representantes do CDOS de Aveiro.